Bairro Lapa > Sobre a Lapa

Sobre a Lapa

   

Lapa

Lapa é um distrito da região oeste de São Paulo. Desenvolveu-se durante o século XX, inicialmente como região industrial e proletária. O distrito é atendido pelas linha 7 e linha 8 da CPTM, respectivamente ramos da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, que a dividem nas regiões norte (Lapa de Baixo) e sul (Lapa). A área situada a sudoeste da área central (Lapa) é denominada de Alto da Lapa.


O Alto da Lapa foi urbanizado pela Cia. City e é horizontal e residencial, formado por imóveis de alto padrão. A Lapa de Baixo continua tendo as características de bairro industrial e proletário. O centro da Lapa é uma área comercial, que nas décadas de 1950 e 1960 constituía um dos principais pólos comerciais da cidade, tendo depois entrado em decadência.


Tornou-se distrito, separado de Santa Cecília, em 1910. Em 1948 perdeu parte de seu território para a formação do antigo subdistrito de Vila Madalena (atualmente incorporado ao distrito de Pinheiros). Em 1986, com a redivisão do município em 96 distritos, perdeu a porção mais a oeste de seu território para a criação do distrito de Vila Leopoldina, além de contribuir também com a formação do novo distrito de Alto de Pinheiros, e de transferir o bairro de Vila Charlote para o distrito da Barra Funda.