Bairro Lapa > Lapa > Estação Ciência

Estação Ciência

   

Estação Ciência

Construídos no início do século para abrigar uma tecelagem, os galpões da Rua Guaicurus, que hoje abrigam a Estação Ciência, quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.


Ao longo dos anos, o edifício sofreu adaptações, como o acréscimo de um andar onde havia anteriormente uma altura de seis metros entre o piso e a cobertura.


Em 1985, durante as discussões sobre o Terminal da Lapa, comerciantes e líderes comunitários da Lapa pleiteavam a conservação dos galpões da Rua Guaicurus, vizinhos à Estação Ferroviária da Lapa (FEPASA).


Arquitetos, artistas e engenheiros criaram a Comissão de Preservação e Utilização dos Galpões. Alegavam o valor histórico dos galpões, nos quais a fábrica têxtil forneceu oportunidades de trabalho à colônia italiana instalada na região e aos trabalhadores em geral.


Em 19 de dezembro de 1986, através do Decreto n. 26.492, o Governo do Estado cedeu o uso de parte do imóvel para a instalação do Centro de Ciência para a Juventude. Destinou 6 módulos, com área total de 1915 metros quadrados.


Em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência.


Hoje, a Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.


O publicitário Washington Olivetto criou graciosamente o nome e o primeiro logotipo da Estação Ciência.


O termo “Estação” proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações ferroviárias e de metrô.


Em entendimentos posteriores, o Governo cedeu mais três módulos do edifício e finalmente os restantes, já a administração da Estação Ciência pela USP, se deu a partir de 1990.


Estação Ciência

Rua Guaicurus, 1394

Lapa, São Paulo - SP

(11) 3673-7022